Questão IV
Resuma brevemente qual a sua tese/hipótese mesmo de forma provisória e defenda sua proposta como inédita, relevante (subjetiva e objetivamente)
Não é preciso ir muito longe para encontrarmos nossas raízes interioranas. Sempre que falo sobre a realidade campesina, procuro saber quem é o meu público com uma dinâmica fácil e reveladora: peço para que levante a mão quem ali presente veio do interior – alguns sempre levantam a mão – depois pergunto quem os pais migraram do interior – o número de mãos levantadas se torna maior – e, enfim, pergunto quem os avós ou bisavós vieram do interior – nesse momento é raro encontrar mãos que permaneçam abaixadas. Isso me motiva a estudar sobre o campo e suas transformações ocorridas através dos movimentos sociais que nele estão, em especial os movimentos de luta e resistência na promoção da humanização e da vida como o é o MST, uma vez que eu levantaria a mão já quando da segunda pergunta da dinâmica, sentindo-me portanto muito próximo dessa realidade vivida por meus pais que têm suas vidas marcadas pela cultura e modo de ser campesinos.
A proposta de educação no campo muitas vezes desrespeitou os saberes dos educandos não oportunizando saberes do campo e para o campo e se posicionou como uma educação livresca produzida em centros urbanos que em nada se identificavam com a realidade vivida pelos estudantes em meio rural.
Logo, importante se faz salvaguardar um olhar para o campo como local de vida, sobrevivência e referência para gerações atuais e futuras como resposta ao conhecimento prático aprendido no decorrer de séculos e melhorado a cada geração e em contraposição a valores capitalistas e de usurpação e precarização da mão de obra e substituição dos saberes críticos e ‘glocais’ por conhecimentos e cultura alienantes e massificadores.
Nisso suponho trazer uma proposta inédita e relevante na medida em que tento responder à pergunta ‘Quais são e como ocorrem as evidências de Educação Socialista que se encontram na proposta, através de suas publicações textuais, e na prática político-pedagógica nas salas de aula dos assentamentos do MST?’ e assim colocar um pouco mais de luz sobre essa problemática que envolve o meio rural, a reforma agrária, uma educação omnilateral, uma prática político-pedagógica socialista e movimentos sociais campesinos para a implementação de uma nova ordem político-social e econômica.
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