Resposta às questões tendo como referencia a Monografia Pesquisada
Dados da monografia pesquisada:
Título: A Contribuição Familiar Para a Proposta Pedagógica da Escola Família Agrícola
Autora: Geovânia Souza do Nascimento
Local: Faculdade de Educação – UFBA
Ano: 2007
Orientadora: Ludmila Holanda de Oliveira Cavalcanti
Banca examinadora: Selma Borges / Iracy Picanço
Questão I
Defina os seus objetivos a partir de uma descrição detalhada de alguma situação inicial ou situações problemas concreto (empíricos) que poderão evidenciar a eclosão da proposta presente, caracterizando a dimensão lacunar – ponto de partida – perspectiva de deficiência estética e ética que configura um olhar problematizante e promove uma busca, uma pesquisa.
A monografia pesquisada apresenta como objetivos:
01 - Evidenciar a educação do campo como espaço de mudança e aperfeiçoamento das práticas agrárias através da educação integral;
02 - Relacionar a família e a escola como parceiras no processo de aprendizagem e na proposta pedagógica da EFA;
03 - Apresentar a possibilidade de interação entre a teoria e prática educacional no modelo da Pedagogia da Alternância.
Como descrição detalhada de alguma situação inicial, temos um objeto de estudo caracterizado pelas palavras-chave: Pedagogia da Alternância; Família; Escola Família Agrícola; Gestão Participativa; Participação. Assim, a situação inicial destacada que vem também a ser o tema da monografia foi a atuação dos pais na proposta educacional da EFA.
A proposta presente que supõe uma dimensão lacunar foi saber como se dá na prática essa integração das atividades da escola na perspectiva da colaboração da família com a escola para a formação omnilateral dos educandos.
Um olhar problematizante que promove uma busca, uma pesquisa tentou e conseguiu captar quais as influência dos pais e da família como um todo na proposta e no processo da Pedagogia da Alternância.
Questão II
Especifique quais as possíveis modificações, efeitos e transformações pragmáticas, cognitivas e deônticas e articule as mesmas, justificando as suas opções metodológicas e os procedimentos propostos.
Modificaria na monografia pesquisada sua proposta meramente expositiva e com conclusão tendendo para a simples evidenciação do que foi exposto. Colocaria junto com os limites e possibilidades ventilados as ações superadoras necessárias para uma verdadeira caracterização diferenciada para melhor da realidade que foi pesquisada.
O dever ser da educação do campo não pode estar desvinculado do dever ser da Reforma Agrária que urge acontecer, mesmo o meio rural se tratando de um complexo e extenso espaço político, econômico, cultural, antropológico e social. As opções metodológicas utilizadas para o estudo foram caracterizadas pelas pesquisas bibliográfica e documental.
Questão III
Indique formas possíveis de identificar o que poderá ser atingido e assim poder saber o que poderemos ter alcançado pragmática, cognitiva e deonticamente no fim do trabalho a fim de saber qual o momento razoável de dar um término a sua monografia.
O momento razoável de dar um término a sua monografia poderia ser evidenciado ao ser respondida de forma multifacetada e complexa a pergunta ‘qual a contribuição das famílias para a proposta pedagógica das EFA’s?’ e aqui tomo palavra ‘contribuição familiar’ de forma complexa, exemplificando essa contribuição do ponto de vista social, filosófico, cultural, econômico, educacional etc. junto com as respostas encontradas, insisto na necessidade da proposição de ações superadoras para os possíveis entraves existentes que impeçam o acontecimento de tal proposta pedagógica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário