Só Templates

Créditos



Layout by



quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Monografia Pesquisada

Tema: A relação Família e EScola: como fator de rendimento da aprendizagem
Autora: Maria Aparecida Costa de Souza Teixeira
Ano: 2006
Orientadora: Professora Iraci Alves

Sumário:

Introdução: o contexto
justificativa
Capítulo I- Família e o processo educativo: trilhando pistas nos ensinamentos teóricos
1.1 Família: ponto de partida das relações sociais
1.2 Processo educativo

Capitulo II- Aspectos teóricos-metodológicos e o espaço da pesquisa
2.1 Delimitando o espaço a pesquisa
2.2 Caracterização da área
Considerações finais
Referências

Breve resumo
A presente monografia procura analisar a participação da família na escola, como fator de interferência para o rendimento da aprendizagem, tomando como sujeito da pesquisa a família dos alunos de uma Escola Pública Estadual da cidade de Salvador, em Novos Alagados. O estudo oportuniza uma reflexão intensa sobre a relação da família para com a escola. Toma como base estudos em Paulo Freire voltados para a participação da família. Analisa também as concepções de família e o processo educativo com base nestes ensinamentos teóricos, articulados às participação como fator de importância para o rendimento de aprendizagem. A metodologia da pesquisa qualitativa dé de caráter exploratório através da observação participante, e de entrevistas realizadas no ambiente familiar.
Conclui-se que devem ser desenvolvidas ações pedagógicas para incentivar a relação da família na escola como fator de rendimento para a aprendizagem.

Palavras chaves: Família - Escola - Relação - Aprendizagem - Participação

Nenhum comentário: