Tema : Relação Família e Escola
Autoras: Cláudia de Souza Rocha e Cláudia Regina Macêdo
Ano: 2002
Avaliada por: Prof ª Ms. Rosa Helena N. Ferreira
Local: Bélem/ Pará
Resumo: A pesquisa tem o objetivo de contribuir para o processo ensino-aprendizagem de crianças na faixa etária de sete a dez anos. Através dessa pesquisa se observou que paradigmas de interpretação e de gestão das realidades sociais, defendem modelos sistemicosnuma perspectiva de integração funcional, em que a flexibilidade, a mudança e o conflito são elementos coexistentes. Nesse sentido, além das estruturas e das funções da familia e da escola, havemos de considerar tambem as transformaçoes que estao ocorrendo na sociedade moderna, nas suas instituições e no que diz respeito aos quadros sociais intaveis que exige uma c ompreensão dinâmica e respostas mais condizentes. Assim a pesquisa tem como resultado ratificar a relação familia-escola, que é de extrema importancia na construção da identidade e autonomia do aluno, a partir do momento em que o acompanhamento desta, durante o processo educacional, leva a aquisição de segurança por parte dos filhos que se sentem duplamente amparados, ora pelo professor, ora pelos pais, o que irá cincorrer do processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chaves: familia, escola, criança, ensino.
Memorial I- biografia Cláudia Macêdo
Memorial II- biografia Cláudia Rocha
Capítulo I- A trajetória da pesquisa
1.1 justificativa
1.2 Problema
1.3 Objetivos
1.3.1 Geral
1.3.2Específicos
1.4 Metodologia da pesquisa
Capítulo II- Refrencial teórico
2.1 Participação dos pais na educação escolar
2.2 Contextualizando historicamente
Capítulo III- A pesquisa
3.1 Dados
3.2 Análise dos dados
3.2.1Sobre copo os professores observam a participação da família na escola
Capítulo IV- Considerações finais
Referências bibliográficas
Anexo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário