Por: Viviane Buzin Amaral de Souza
Orientação: Prf. Dra Iara Rosa Farias
Curso: Pedagogia
Salvador-BA /2007.
Estrutura:
- Capa
- Folha de rosto
- Banca examinadora
- Dedicatória
- Agradecimentos
- Epígrafo
- Resumo
- Palavras-chave: dança, arte-educação, dança-educação, experiência estética, arte.
- Lista de figuras (nome e página de fotografias)
- Sumário
- Apresentação
- Introdução
Dança é muito além de expressão corporal, divertimento e linguagem; pode ser entendida como forma de interpretar o mundo; é encontrar outras formas de se colocar na sociedade; A dança deve ser vista como uma das formas de construção do conhecimento.
- 1º capítulo: Entendendo o que é dança
Definição de dança retirada do dicionário aurélio e do dicionário Houaiss: a dança pode ser uma atividade que vem contribuir para o desenvolvimento social e afetivo do indivíduo. A Dança está normalmente ligada a idéia de expressão. Expressividade é a manifestaçãodos sentimentos, aquilo que indica os tipos de sensações transmitidas pelos movimentos do corpo no espaço.
- 2º capítulo: Dança e linguagem
Reflexões sobre dança-educação; dança como instrumento de expressão e de entendimento do mundo; A compreensão de o corpo pode ser instrumento transformador da realidade, apartir da experiência contida no ato de dançar.
- 3º capítulo: Trabalhando a dança na escola: idéias e reflexões. Sub-capítulo: As contribuições do ensino da dança nas escolas
Novas formas de utilizar a dança, valorizando seu papel como instrumento cognitivo; Interação corpo-mente.
- Considerações finais. Sub-tópico: Conclusão
A dança apresenta oportunidades como o auto-conhecimento, o conhecimento do outro e do ambiente. Entendimento da dança como conhecimento múltiplo. Faz-se necessário um novo olhar sobre a Dança. Sua prática deve ocorrer dentro de uma proposta contextualizada. Necessidade de uma educação integral.
Obs.: 50 páginas, 40 referências bibliográficas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário