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terça-feira, 9 de setembro de 2008

Monografia Pesquisada

Título: A importância da dança na escola
Por: Viviane Buzin Amaral de Souza
Orientação: Prf. Dra Iara Rosa Farias

Curso: Pedagogia
Salvador-BA /2007.

Estrutura:
  • Capa
  • Folha de rosto
  • Banca examinadora
  • Dedicatória
  • Agradecimentos
  • Epígrafo
  • Resumo
  • Palavras-chave: dança, arte-educação, dança-educação, experiência estética, arte.
  • Lista de figuras (nome e página de fotografias)
  • Sumário
  • Apresentação
  • Introdução

Dança é muito além de expressão corporal, divertimento e linguagem; pode ser entendida como forma de interpretar o mundo; é encontrar outras formas de se colocar na sociedade; A dança deve ser vista como uma das formas de construção do conhecimento.

  • 1º capítulo: Entendendo o que é dança

Definição de dança retirada do dicionário aurélio e do dicionário Houaiss: a dança pode ser uma atividade que vem contribuir para o desenvolvimento social e afetivo do indivíduo. A Dança está normalmente ligada a idéia de expressão. Expressividade é a manifestaçãodos sentimentos, aquilo que indica os tipos de sensações transmitidas pelos movimentos do corpo no espaço.

  • 2º capítulo: Dança e linguagem

Reflexões sobre dança-educação; dança como instrumento de expressão e de entendimento do mundo; A compreensão de o corpo pode ser instrumento transformador da realidade, apartir da experiência contida no ato de dançar.

  • 3º capítulo: Trabalhando a dança na escola: idéias e reflexões. Sub-capítulo: As contribuições do ensino da dança nas escolas

Novas formas de utilizar a dança, valorizando seu papel como instrumento cognitivo; Interação corpo-mente.

  • Considerações finais. Sub-tópico: Conclusão

A dança apresenta oportunidades como o auto-conhecimento, o conhecimento do outro e do ambiente. Entendimento da dança como conhecimento múltiplo. Faz-se necessário um novo olhar sobre a Dança. Sua prática deve ocorrer dentro de uma proposta contextualizada. Necessidade de uma educação integral.

Obs.: 50 páginas, 40 referências bibliográficas.

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