Escolhi essa monografia primeiramente por uma falta de material monográfico disponível que tocasse mais diretamente o que pesquiso: a educação socialista no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Contudo, o material monográfico que selecionei para investigar e estudar tem relação com a minha área de interesse na medida em que trata de: 01 – educação no campo e para o campo; 02 – proposta de uma pedagogia diferenciada; 03 – visão analítica crítica e integral da educação como colaboradora na mudança sócio-econômica.
Dados da monografia pesquisada:
Título: A Contribuição Familiar Para a Proposta Pedagógica da Escola Família Agrícola
Autora: Geovânia Souza do Nascimento
Local: Faculdade de Educação – UFBA
Ano: 2007
Orientadora: Ludmila Holanda de Oliveira Cavalcanti
Banca examinadora: Selma Borges / Iracy Picanço
Como todo livro (nesse caso, uma monografia) se lê a partir do sumário, coloco nas próximas linhas o caminho traçado pela autora para problematizar e refletir o tema proposto em sua monografia.
SUMÁRIO
1 – Introdução
2 – Educação: Atribuição da Família e da escola.
2.1 – Educação Familiar: a gênese da formação do sujeito.
3 – Pedagogia da alternância: aspirações e expectativas de uma educação diferenciada.
3.1 – Orientação e experiência da pedagogia da alternância.
3.2 – Alternância: alguns conceitos, diferentes práticas, um só objetivo.
3.2 – Participação: da imobilização ao exercício da democracia.
3.4 – A experiência educacional em alternância no Brasil: uma alternativa para o meio rural
3.4.1 – Considerações acerca da educação rural no Brasil.
3.4.2 – Caracterização geral das EFA’s no Brasil.
3.4.3 – Princípios educacionais das EFA’s no Brasil.
3.4.4 – A gestão das EFA’s: o desafio da sustentabilidade.
4 – A participação da família na dinâmica das EFA’s: possibilidades e limites.
4.1 – Dimensão da relação participativa.
4.2 – Participação comunitária: o cotidiano das EFA’s.
5 – Conclusão
6 – Referências
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário