sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Das cartas à redação do Jornal 'A TARDE'
Essa missiva, embora breve, quer traduzir toda a minha indignação ante os olhares e comentários descontextualizados, que transmitem impressões parciais, chegando mesmo a serem nocivos às crianças e jovens em questão. Digo isso, pensando que devemos tratar os problemas citados com o devido respeito e atenção se quisermos seriamente encontrar soluções humanizadoras para o caso. Para além das figuras que esboçaram seus pensamentos, seja com um olhar materno, eclesial, jurídico ou educacional, é necessário que essas potencialidades de auxílio sejam integradas e não entrem em um jogo de transferência da responsabilidade que é de todos para uma ou outra instituição isolada. ‘O que a todos concerne, por todos deve ser decidido’. Vejam que essas crianças e jovens são, em sua maioria, produtos de um processo exclusor impetrado por um sistema igualmente exclusor que vitima a pessoa sem réplicas ou tréplicas possíveis ou satisfatórias. Com essa perspectiva, acredito que poderemos combater não apenas os vícios dos quais essa geração está eivada, mas a causa desses mesmo vícios: o sistema corrupto que forma tais e mais corruptores.
Marcos Epifanio Barbosa Lima
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
O cão de Baskerville - relatórios.
A novela narrada por Watson, conta a descoberta de um crime de um herdeiro(Sir Charles Baskerville) onde supõe- se que o principal suspeito seria um enorme cão com aspecto diamoníaco, fruto de uma lenda atribuida à família Baskerville que habita na charcena nos arredores da mansão.A tarefa de Watson seria viajar com o médico da família(Dr Mortimer) e o novo herdeiro(Henry Baskerville) e que muito minuciosamente descrevesse :o local do crime
(rastros, pegadas), as localidades vizinhas e seus respectivos moradores, pessoas que vivem na mansão, descriçao da mansão e arredores. As informações foram redigidas para Holmes com os minimos detalhes, impressões,fatos sugestivos, explicações hipotéticas(condutor de luz), artifícios que o investigador deve utilizar para à aqusição do real conhecimento; a verdade que está subliminar; oculta, nos subterfúgios utilizados pelo verdadeiro assassino.
Essa técnica utilizada por Holmes pode e deve ser amplamente aplicada por nós pesquisadores em vários momentos da nossa vida profissional e acadêmica.Através do nosso olhar crítico, especulativo, perceptivo do(s) problema(s) existentes no meio em que vivemos há a possibilidade de articularmos possíveis soluções para o(s) mesmo(s).
CHEGADA NO BLOG
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Monografia Pesquisada
Autora: Maria Aparecida Costa de Souza Teixeira
Ano: 2006
Orientadora: Professora Iraci Alves
Sumário:
Introdução: o contexto
justificativa
Capítulo I- Família e o processo educativo: trilhando pistas nos ensinamentos teóricos
1.1 Família: ponto de partida das relações sociais
1.2 Processo educativo
Capitulo II- Aspectos teóricos-metodológicos e o espaço da pesquisa
2.1 Delimitando o espaço a pesquisa
2.2 Caracterização da área
Considerações finais
Referências
Breve resumo
Conclui-se que devem ser desenvolvidas ações pedagógicas para incentivar a relação da família na escola como fator de rendimento para a aprendizagem.
Palavras chaves: Família - Escola - Relação - Aprendizagem - Participação
terça-feira, 23 de setembro de 2008
ficha de avaliação
Pessoal este é o esboço da pequena ficha que sugerir na aula de hoje para avaliamos as apresentações as notas serão dadas de acordo com as tres primeiras questões dadas pelo professor. por favor deixe seu coméntario ou sugestão para a ficha.
Orientação Monográfica - Avaliação das apresentações
Nome do apresentador (a) |
Tema da monografia |
Nota 1° 2° 3° |
Nome do apresentador (a) |
Tema da monografia |
Nota 1° 2° 3° |
Nome do apresentador (a) |
Tema da monografia |
Nota 1° 2° 3° |
Nome do apresentador (a) |
Tema da monografia |
Nota 1° 2° 3° |
Nome do apresentador (a) |
Tema da monografia |
Nota 1° 2° 3° |
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Questão IV - Quanto a minha Própria Monografia
Resuma brevemente qual a sua tese/hipótese mesmo de forma provisória e defenda sua proposta como inédita, relevante (subjetiva e objetivamente)
Não é preciso ir muito longe para encontrarmos nossas raízes interioranas. Sempre que falo sobre a realidade campesina, procuro saber quem é o meu público com uma dinâmica fácil e reveladora: peço para que levante a mão quem ali presente veio do interior – alguns sempre levantam a mão – depois pergunto quem os pais migraram do interior – o número de mãos levantadas se torna maior – e, enfim, pergunto quem os avós ou bisavós vieram do interior – nesse momento é raro encontrar mãos que permaneçam abaixadas. Isso me motiva a estudar sobre o campo e suas transformações ocorridas através dos movimentos sociais que nele estão, em especial os movimentos de luta e resistência na promoção da humanização e da vida como o é o MST, uma vez que eu levantaria a mão já quando da segunda pergunta da dinâmica, sentindo-me portanto muito próximo dessa realidade vivida por meus pais que têm suas vidas marcadas pela cultura e modo de ser campesinos.
A proposta de educação no campo muitas vezes desrespeitou os saberes dos educandos não oportunizando saberes do campo e para o campo e se posicionou como uma educação livresca produzida em centros urbanos que em nada se identificavam com a realidade vivida pelos estudantes em meio rural.
Logo, importante se faz salvaguardar um olhar para o campo como local de vida, sobrevivência e referência para gerações atuais e futuras como resposta ao conhecimento prático aprendido no decorrer de séculos e melhorado a cada geração e em contraposição a valores capitalistas e de usurpação e precarização da mão de obra e substituição dos saberes críticos e ‘glocais’ por conhecimentos e cultura alienantes e massificadores.
Nisso suponho trazer uma proposta inédita e relevante na medida em que tento responder à pergunta ‘Quais são e como ocorrem as evidências de Educação Socialista que se encontram na proposta, através de suas publicações textuais, e na prática político-pedagógica nas salas de aula dos assentamentos do MST?’ e assim colocar um pouco mais de luz sobre essa problemática que envolve o meio rural, a reforma agrária, uma educação omnilateral, uma prática político-pedagógica socialista e movimentos sociais campesinos para a implementação de uma nova ordem político-social e econômica.
Questões I, II e III para a Monografia Pesquisada
Dados da monografia pesquisada:
Título: A Contribuição Familiar Para a Proposta Pedagógica da Escola Família Agrícola
Autora: Geovânia Souza do Nascimento
Local: Faculdade de Educação – UFBA
Ano: 2007
Orientadora: Ludmila Holanda de Oliveira Cavalcanti
Banca examinadora: Selma Borges / Iracy Picanço
Questão I
Defina os seus objetivos a partir de uma descrição detalhada de alguma situação inicial ou situações problemas concreto (empíricos) que poderão evidenciar a eclosão da proposta presente, caracterizando a dimensão lacunar – ponto de partida – perspectiva de deficiência estética e ética que configura um olhar problematizante e promove uma busca, uma pesquisa.
A monografia pesquisada apresenta como objetivos:
01 - Evidenciar a educação do campo como espaço de mudança e aperfeiçoamento das práticas agrárias através da educação integral;
02 - Relacionar a família e a escola como parceiras no processo de aprendizagem e na proposta pedagógica da EFA;
03 - Apresentar a possibilidade de interação entre a teoria e prática educacional no modelo da Pedagogia da Alternância.
Como descrição detalhada de alguma situação inicial, temos um objeto de estudo caracterizado pelas palavras-chave: Pedagogia da Alternância; Família; Escola Família Agrícola; Gestão Participativa; Participação. Assim, a situação inicial destacada que vem também a ser o tema da monografia foi a atuação dos pais na proposta educacional da EFA.
A proposta presente que supõe uma dimensão lacunar foi saber como se dá na prática essa integração das atividades da escola na perspectiva da colaboração da família com a escola para a formação omnilateral dos educandos.
Um olhar problematizante que promove uma busca, uma pesquisa tentou e conseguiu captar quais as influência dos pais e da família como um todo na proposta e no processo da Pedagogia da Alternância.
Questão II
Especifique quais as possíveis modificações, efeitos e transformações pragmáticas, cognitivas e deônticas e articule as mesmas, justificando as suas opções metodológicas e os procedimentos propostos.
Modificaria na monografia pesquisada sua proposta meramente expositiva e com conclusão tendendo para a simples evidenciação do que foi exposto. Colocaria junto com os limites e possibilidades ventilados as ações superadoras necessárias para uma verdadeira caracterização diferenciada para melhor da realidade que foi pesquisada.
O dever ser da educação do campo não pode estar desvinculado do dever ser da Reforma Agrária que urge acontecer, mesmo o meio rural se tratando de um complexo e extenso espaço político, econômico, cultural, antropológico e social. As opções metodológicas utilizadas para o estudo foram caracterizadas pelas pesquisas bibliográfica e documental.
Questão III
Indique formas possíveis de identificar o que poderá ser atingido e assim poder saber o que poderemos ter alcançado pragmática, cognitiva e deonticamente no fim do trabalho a fim de saber qual o momento razoável de dar um término a sua monografia.
O momento razoável de dar um término a sua monografia poderia ser evidenciado ao ser respondida de forma multifacetada e complexa a pergunta ‘qual a contribuição das famílias para a proposta pedagógica das EFA’s?’ e aqui tomo palavra ‘contribuição familiar’ de forma complexa, exemplificando essa contribuição do ponto de vista social, filosófico, cultural, econômico, educacional etc. junto com as respostas encontradas, insisto na necessidade da proposição de ações superadoras para os possíveis entraves existentes que impeçam o acontecimento de tal proposta pedagógica.
Monografia Pesquisada por Marcos E. B. Lima
Dados da monografia pesquisada:
Título: A Contribuição Familiar Para a Proposta Pedagógica da Escola Família Agrícola
Autora: Geovânia Souza do Nascimento
Local: Faculdade de Educação – UFBA
Ano: 2007
Orientadora: Ludmila Holanda de Oliveira Cavalcanti
Banca examinadora: Selma Borges / Iracy Picanço
Como todo livro (nesse caso, uma monografia) se lê a partir do sumário, coloco nas próximas linhas o caminho traçado pela autora para problematizar e refletir o tema proposto em sua monografia.
SUMÁRIO
1 – Introdução
2 – Educação: Atribuição da Família e da escola.
2.1 – Educação Familiar: a gênese da formação do sujeito.
3 – Pedagogia da alternância: aspirações e expectativas de uma educação diferenciada.
3.1 – Orientação e experiência da pedagogia da alternância.
3.2 – Alternância: alguns conceitos, diferentes práticas, um só objetivo.
3.2 – Participação: da imobilização ao exercício da democracia.
3.4 – A experiência educacional em alternância no Brasil: uma alternativa para o meio rural
3.4.1 – Considerações acerca da educação rural no Brasil.
3.4.2 – Caracterização geral das EFA’s no Brasil.
3.4.3 – Princípios educacionais das EFA’s no Brasil.
3.4.4 – A gestão das EFA’s: o desafio da sustentabilidade.
4 – A participação da família na dinâmica das EFA’s: possibilidades e limites.
4.1 – Dimensão da relação participativa.
4.2 – Participação comunitária: o cotidiano das EFA’s.
5 – Conclusão
6 – Referências
Relatória da aula do dia 16/09/08
Em seguida, e por fim, o professor explicou o próximo trabalho a ser desenvolvido, que será o seguinte:
Cada estudante deve pegar a monografia que utilizou para faze a primeira análise(aquela q apresentamos rapidamente) para ler e aprofundar seguindo as orientações abaixo. Este trabalho deve ser apresentado para o grupo nas próximas aulas.
Questões para a elaboração do trabalho:
1) Defina seus objetivos a partir de uma discussão detalhada de alguma situação inicial ou situações problema concretas, empíricas que poderão evidenciar(eclosão, surgimento, saída da proposta presente, caracterizando a dimensão lacunar estética e ética que configura o olhar problematizante e promove uma pesquisa, uma busca.
2) Especifique quais as possíveis modificações, efeitos, transformações pragmáticas, factuais ( feitas práticas) cognitivas (mentais, de percepção), de ótica ( o que dever ser, coisas desejadas, indiciadas, Ex>: eu penso, eu imagino que...) e articule as mesmas justificando as suas opções metodológicas e os procedimentos propostos.
3) Indique formas possíveis de identificar o que poderá ser atingido e assim poder saber o que podemos ter alcançado pragmaticamente, cognitivamente ou de ótica a fim de saber qual o momento razoável de dar um término à sua monografia.
4) Resuma brevemente qual a sua tese, hipótese, mesmo de forma promissória e defenda a sua proposta como inovadora, inédita.
Estas orientações são para guiar o trabalho que deve ser realizado do mesmo modo com o nosso tema de monografia. Quem ainda não tem um tema deve pensá-lo e desenvolver este trabalho com ele. Primeiro será feito o trabalho analisando uma monografia pronta e depois faze o trabalho com nosso tema, que será apresentado mais adiante, ao final do curso, acredito.
O cronograma de apresentações será elaborado na próxima aula dia 33/09/08
Para a próxima aula 23/090), o professor solicitou também, que fizéssemos uma leitura das cartas dirigidas ao Jornal a Tarde presentes em capitães da Areia –livro de Jorge Amado. Ver a descrição, o relato do assalto, ver os fatos achados, a estrutura de ótica... os relatos dão indicações de como a policia deve agir, diversas visões do fato ocorrido...
domingo, 21 de setembro de 2008
Relatoria da aula em 09 de setembro - Por Gilda Carneiro
Quero comunicar através desse e-mail que não coloquei os informes da semana retrasada porque eu não consegui acessar o blog.Ainda tenho algumas dificuldades com as novas tecnologias por isso peço-lhes humildimente desculpas pelas minha limitação.
Mas também quero deixar claro que preparei o que o professor solicitou só não consegui enviar, após conversar com o professor Miguel ele orientou-me a pedir ajuda a alguém e colocasse mesmo com atraso. E assim pedi ao colega e irmão Marcos para enviar.
Informes da aula que ocorreu no dia 09/09/2008
1-Oprofessor Miguel nos convidou para a apresentação da tese de doutorado de sua orientanda com o tema:A Cidadania Como Projeto Educativo.
2-O irmão Marcos nos elucidou sobre a noção de escola no contexto do MST.Crianças são vistas como sem terrinhas.
3-Relatos sobre o livro O Cão de Baskerville.
4-A colega Jéssica nos falou sobre a temática Ludicidade na Educação Infantil e objetiva abordar essa temática na sua monografia.
5-Houve uma indicação do livro A Coonstrução do Saber de Cristian Laville e Jean Dione por uma de nossas colegas.
6-O professor Miguel reforçou a importância desse livro para nossa orientação monográfica.Também nesse momento ele nos chamou atenção sobre a importância de nos dedicarmos mais horas de leitura em nosso cotidiano pois, lemos muito pouco; falou-nos que inicialmente deveriamos nos dedicar no mínimo uma hora por dia em leitura acadêmica e ir aumentando gradativamente esse tempo.
7-Por último o mestre nos falou sobre a origem do conhecimento: "Conhecimento se inicia com uma palavra chave.Qual é o problema.Com uma noção do Problema já temos uma direção".
Mais uma vez peço compreensão de todas e todos.
Gilda Carneiro Dias da Silva
sábado, 20 de setembro de 2008
Aula do dia 17/09/2008 Quarta-Feira
Portanto dia 01 e 08/10 serão apresentações das monografias escolhidas.
Dia 01/10: Otanísia A.s. Costa, Michelle Magalhães, Denise Carneiro, Tássia Spinola , Aline Martins.
Dia 08/10: Adriana Carneiro, carolina campos, Aline Silva Souza, Lília, Vanessa Cruz, Michelle Lisboa, Gessica, Sandra e os demais.
Do dia 15/10 à 05/11 serão as apresentações dos temas selecionados por cada aluno, ou seja, o tema da monografia de cada aluno.
15/10: Gessica, André, Otanísia e Denise Carneiro.
22/10: Michelle Magalhães, Tassia Spinola, Aline Martins e Adriana Carneiro.
29/10: Carolina Campos, Aline Souza, Lilia N. e Vanessa Cruz
29/10: Michelle Lisboa, Sandra
05/11: os demais alunos
Obs: Os alunos que desejarem se apresentar em outro dia favor comunicar ao professor.
Dia 24/09 não haverá aula, pois será um dia para pesquisa.
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
Ado, a-ado, cada um em seu quadrado. Ou de como a moldura fenomênica nos influencia.
Ou de como a moldura fenomênica nos influencia.
Devo declarar, de início, que não conheço a dança, mas que ouvi a música na íntegra numa aula de Patiologia Aplicada – espaço e período de convivência e socialização no pátio da Faculdade ( aliás, foi lá também que aprendi a fazer malabares, mas essa é outra história...)
Isso posto, parto agora para aquelas viagens que costumo fazer e que penso que alguém queira ouvir ou saber...
Conversando com um filósofo, ele trouxe-me a noção de moldura fenomênica. Essa é uma daquelas palavras que querem significar exatamente o que estão expressando: [1] moldura: caixa de madeira, metal ou massa consistente, para guarnecer quadros, espelhos, etc. [2] fenomênica: aquilo que constitui o mundo como nós o experimentamos, ao contrário do mundo como existe independentemente de nossas experiências.
Sabem aquelas sinapses que não nos deixam em paz enquanto não as externalizamos? Pois bem, estou eu pensando nas molduras fenomênicas que tenho e que dissemino por onde quer que eu vá, quando cantarolo, como síntese do que estava pensando: a-ado a-ado cada um no seu quadrado.
Pronto! Eis o estalo. Eis a viagem! Ligar uma música popular a uma proposição acadêmica complexa, para ajudar na leitura de mundo. Já foi e não há como dispensar o pensado... Assim, fica desse jeito mesmo...
Ênica, ê-ênica, cada um com sua moldura fenomênica. Bem, tentei, mas não rima tanto, né? Então, por enquanto, vamos deixar cada um em seu quadrado mesmo...
Deonticamente correto
Esse novo conhecimento já se intercomunicou com o evangelho que rezei hoje –“João veio; ele não bebia e não comia, e disseram: Ele está possesso de um demônio. O Filho do Homem vem, come e bebe, e dizem: É um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos devassos.” (Mateus 11, 18-19)
O dever-ser deôntico sempre ocorre (esse parêntese que abro aqui é para explicitar minha resistência em usar palavras fatalmente sem diálogo, tais como, ‘sempre’, ‘nunca’, ‘todo’, etc., mas dessa vez o ‘sempre’ cabe)... O dever-ser sempre ocorre, uma vez que em todo o tempo estamos julgando e o fazemos a partir de nosso critérios subjetivos.
Daí pergunto-me: quais os critérios que nos movem (que nos dão ânima), que fazem valer nossa deôntica? Isso me leva a outra questão ainda mais complexa: existe o deonticamente correto?
Agora creio que posso voltar a explicar-me quando da proposta inter-comunicativa ‘evangelho-deontologia’.
João assume um ‘dever ser’ a partir do Reino. Só que para João ‘o machado já está posto à raiz das árvores. E toda árvore que não der fruto bom será cortada e lançada ao fogo’(Lucas 3,9). Assim age João: como uma voz que clama no deserto, por assim compreender Deus em seu coração. Deus é o critério. E nisso ele é rejeitado pelos homens.
Jesus assume um dever ser a partir do Pai. “Então conhecereis quem sou e que nada faço de mim mesmo, mas falo do modo como o Pai me ensinou”. (João 8,28) O amor é o critério. E nisso ele é rejeitado pelos homens.
Deus comunica-se me João: “entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista”. (Mateus 11,11)
Deus comunica-se em Jesus: “E do céu baixou uma voz: Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição”. (São Mateus 3,17)
Na realidade e dever ser que João e Jesus encarnam como sendo seus, Deus se revela!
Mesmo com distintas deônticas, João e Jesus amam! E, no dizer de Santo Agostinho, ama e faze o que quiseres.
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Analise de Monografia.
a monografia q andei olhando foi de uma colega q formou em 2005, a teve como tema a questão da educação sexual como veiculo de prevenção as DST-AIDS.
A estrutura da é convencional e atende os pré-requisitos necessários: sumário, resumo, introdução,dois capítulos, considerações finas, referencias e anexos.
O que chamou mas a minha atenção é a abordagem do tema e de forma preconceituosa e reducionista no q tange as questões relacionadas a sexualidade na adolescência.
mas é isso mesmo, nos produzimos a partir de nosso conceitos e pré-conceitos.
André Araújo.
AULA DO DIA 17/09
Não pude estar presente na aula passada. Gostaria de saber o que ocorreu ou se tem algo para ser pesquisado.
Beijos
Regina
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Analise de monografia
Análise da monografia
2-No presente texto é perceptível que sempre se mantém uma reflexão otimista a respeito do TDAH, questão essa que na nossa cultura e formação é um pouco difícil se encontrar alguém que veja o TDAH como algo positivo e útil. A autora relata que sua pesquisa foi realizada com a utilização de livros e periódicos que lhe possibilitaram compreender o seu tema sob uma nova perspectiva.
3-A forma que a autora utilizou para convencer o leitor que a sua proposta é coerente ,foi proporcionar ao leitor à compreensão de alguns aspectos.Como obter um novo olhar ,sendo que o último item da monografia apresentou um sub item e os dois trouxeram um reforço à proposta do tema escolhido.
4- A minha tese é :O impacto de uma aluno hiperativo em uma turma de educação infantil.
A hipótese é:Como o professor pode intervir diante de tais impactos.
Irei desenvolver esse tema pois, inúmeras vezes um professor se encontra diante de uma turma ,e na mesma existe um aluno com TDAH,que exerce uma influência marcante na sala de aula. Com o passar dos dias o professor percebe que o aluno hiperativo não consegue controlar normalmente as suas ações,e que é necessário a elaboração de mecanismos de convivência.
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Monografia pesquisada
Autoras: Cláudia de Souza Rocha e Cláudia Regina Macêdo
Ano: 2002
Avaliada por: Prof ª Ms. Rosa Helena N. Ferreira
Local: Bélem/ Pará
Resumo: A pesquisa tem o objetivo de contribuir para o processo ensino-aprendizagem de crianças na faixa etária de sete a dez anos. Através dessa pesquisa se observou que paradigmas de interpretação e de gestão das realidades sociais, defendem modelos sistemicosnuma perspectiva de integração funcional, em que a flexibilidade, a mudança e o conflito são elementos coexistentes. Nesse sentido, além das estruturas e das funções da familia e da escola, havemos de considerar tambem as transformaçoes que estao ocorrendo na sociedade moderna, nas suas instituições e no que diz respeito aos quadros sociais intaveis que exige uma c ompreensão dinâmica e respostas mais condizentes. Assim a pesquisa tem como resultado ratificar a relação familia-escola, que é de extrema importancia na construção da identidade e autonomia do aluno, a partir do momento em que o acompanhamento desta, durante o processo educacional, leva a aquisição de segurança por parte dos filhos que se sentem duplamente amparados, ora pelo professor, ora pelos pais, o que irá cincorrer do processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chaves: familia, escola, criança, ensino.
Memorial I- biografia Cláudia Macêdo
Memorial II- biografia Cláudia Rocha
Capítulo I- A trajetória da pesquisa
1.1 justificativa
1.2 Problema
1.3 Objetivos
1.3.1 Geral
1.3.2Específicos
1.4 Metodologia da pesquisa
Capítulo II- Refrencial teórico
2.1 Participação dos pais na educação escolar
2.2 Contextualizando historicamente
Capítulo III- A pesquisa
3.1 Dados
3.2 Análise dos dados
3.2.1Sobre copo os professores observam a participação da família na escola
Capítulo IV- Considerações finais
Referências bibliográficas
Anexo
Novidades no blog


domingo, 14 de setembro de 2008
critérios de Avaliação das Monografias Escolhidas
24-09: Avaliação dos Critérios.
Monografias:
a) Apresentação:
Introdução
Justificativa
b) Métodos- Procedimentos
C) Dados - Análise
Interpretação
Conclusão
Dados Referencias
1 - Defina os seus objetivos a partir de alguma descrição detalhada de uma situação inicial ou "situações-problema concreta empiricas" que poderão evidenciar a eclosão da proposta presente caracterizando a dimensão lacunar, ponto de partida(problema a ser preenchido) perspectiva da deficiencia estetica e ética que configuram o olhar problematizante e promove uma busca.
2 - Especifique quais as possíveis modificações efeitos e transformações .
* Pragmáticas - (Factuais)
* Cognitivas - (Mentais ou de percepção)
* Deónticas - (Urgências de principios éticos), comportamentos morais, culturais, desejadas, inicialmente e articule as mesmas.
3 - Indique formas possíveis de identificar o que poderá ser atingido e assi poder saber o que poderá ser atingido pragmaticamente, cognitivamente e deonticamente, no fim do trabalho, a fim de saber quando será o momento razoável de dar término a monografia.
4 - Resuma brevemente qual e a sua tese, hipótese, presunção, mesmo de forma promissora e defenda a sua proposta como inovadora e inédita.
Pessoal estes são pontos que servem para vermos na monografia dos outros o que não pode faltar na nossa.
sábado, 13 de setembro de 2008
Pesquisa da monografia - Jamille Carvalho
Escrita por: Laura Soraia Araújo
Ano: 2004
Banca examinadora:
Márcia Pontes – Orientadora
Izabel Villela
Iracy Alves
Resumo: Esta monografia apresenta uma análise das percepções de professor, gestores e coordenadores pedagógicos em duas instituições de Ensino Fundamental (de 1° a 4° série) sobre a importância do serviço de coordenação pedagógica. O trabalho apresenta ainda um pequeno histórico da trajetória dos profissionais que vem respondendo por esse serviço, desde o seu surgimento até a atualidade.
Palavras-chaves: coordenação pedagógica, educação, supervisão educacional.
Sumário
Capitulo I: Supervisão educacional/Coordenação pedagógica: um breve histórico
Capitulo II: O trabalho de campo
Capitulo III: Análise de campo
Capitulo IV: Considerações finais
Referencias Bibliográficas
Monografia Pesquisada
Título: Educação elementar e educação de adultos: Uma história em construção
Ano: 2006
Autora: Jacilene Soares Fernandes
Orientadora: Antonietta D'aguiar Nunes
A monografia pesquisada tentou compreender o alto índice de analfabetismo no país face as constantes investidas governamentais para sua erradicação, para esse fim fez-se uma análise histórica da Educação Brasileira no primeiro momento, no segundo momento procurou estudar a Educação de Adultos no período de 64, as políticas dos anos 90, e finalizando com o Brasil Alfabetizado, programa do governo Lula.
Sumário
Introdução
1ª parte: História da Educação Brasileira
1.1- Nontexto histórico
1.2- Panoraa educacional
a) Período Colonial
b)Período Imperial
c) Período Republicano
2ª parte: Caminhos e descaminhos da Educação de Adultos no Brasil
2.1- Educação de Adultos até a Segunda República
2.2- Primeiras iniciatias governamentais
2.3- Os movimentos populares
2.4- A educação de adultos pós 64
3ª parte: A Educação de Adultos nas últimas décadas do século XX
3.1- Um olhar sobre os anos 90
3.2- A educação de adultos hoje
Conclusão
Referências
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
Indicação de livro
Muito bom!!
Livro: A Construção do Saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas.
Autor: Chistian Laville e Jean Dionne.
Editora: Artmed
Monografia Pesquisada
Autora: Priscila Gonçalves Cerqueira
Orientadora: Maria Lícia Beltrão
A monografia esta composta por:
Capa
Folha de rosto
Folha de aprovação
Dedicatória
Agradecimentos
Epífagre
Resumo
Sumário
O trabalho foi elebarado justificando o tema escolhido, apresentando as bibliografias utilizadas, bem como as dificuldades de encontrá-las. A autora dividiu a monografia da seguinte maneira:
1º capítulo - Apresentou a biblioteca a partir de uma leitura da biblioteca comunitária.
2º capítulo - Estudo histórico sobre a evolução da biblioteca. A partir da biblioteca de alexandria na antiguidade até as Bibliotecas comunitárias dos dias atuais.
3º capítulo - Apresentação da Biblioteca Comunitária Betty Coelho.
4º capítulo - Considerações sobre a poesia e o trabalho da pedagoga na biblioteca com o grupo infantil leitor de poesias Isto e Aquilo.
5º capítulo - Apresenta o Plano Pedagógico desenvolvido pela pedagoga, através de oficinas intensivas na Biblioteca Comunitária Betty Coelho.
6º capítulo - Resultado das oficinas.
7º capítulo - Considerações finas sobre a biblioteca, a literatura e a poesia como recurso educacional
pesquisa da monografia
Capa ,folha de rosto ,outra folha para colocar nome de pessoas da banca ,outra para agradecimentos b,outra com uma frase ,outra com um resumo.
Resumo - falando o objetivo ,como foi realizado .
Folha p/ o sumário (esquematizada)
3 folhas e meia para introdução ,ressalta também o objetivo.
Fala que fez o trabalho a partir de leituras atuais ,períodicos ,internet,etc.
Não houve trabalho de campo e finalmente a conclusão.
O segundo ítem foi histórico e concepções ,com duas páginas ,colocando citações de teóricos e comentários dos temas e das citações .
TERCEIRO ítem -CONCEITOS DIMENSÔES E LIMITES,com quase 2 páginas ,coloca também as citações .
QUARTO ÌTEM- As possibilidades do tratamento indo além da medicação ,que tem 3 páginas ,a famíliua deve está bem informada ,fala nome de estimulante que existem para tratar esse problema ,explica que servem ,coloca citações .
QUINTO ÌTEM- E TRÊS SUB ÌTENS
O ítem é As pectos sociais e educacionais e os sub ítens são:
- Intervenções para ajudar a criança com TDAH e se ajustar melhor a sala de aula
- A aprendizagem da criança com tdah
- A família
Os sub ítens são:
- O tdah é legal
- É bom ter o tdah
- Famosos com tdah
- A família compreendendo a criança e o tdah que ela traz
- Garantindo o sucesso
Referência com uma página e meia
Sobre monografia pesquisada
Tema: O professor e a inclusão de alunos deficientes visuais na educação infantil
O problema da pesquisa se referia a forma como os professores das classes regulares atuava pedagogicamente para atender às necessidades do aluno deficiente visual. Tendo como objetivo geral analisar a prática pedagógica dos professores que atuavam com alunos cegos na educação infantil. Sendo os objetivos específicos analisar e discutir sobre essa prática pedagógica educativa.
Para o desenvolvimento desse trabalho foi feito um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo.
Sobre os capítulos, foram abordado o histórico da inclusão, conceito, a educação infantil, metodologias e estudo de caso no Instituto de cegos.
Foi essa a minha pesquisa
Sandra Sena
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Monografia Pesquisada
Por: Viviane Buzin Amaral de Souza
Orientação: Prf. Dra Iara Rosa Farias
Curso: Pedagogia
Salvador-BA /2007.
Estrutura:
- Capa
- Folha de rosto
- Banca examinadora
- Dedicatória
- Agradecimentos
- Epígrafo
- Resumo
- Palavras-chave: dança, arte-educação, dança-educação, experiência estética, arte.
- Lista de figuras (nome e página de fotografias)
- Sumário
- Apresentação
- Introdução
Dança é muito além de expressão corporal, divertimento e linguagem; pode ser entendida como forma de interpretar o mundo; é encontrar outras formas de se colocar na sociedade; A dança deve ser vista como uma das formas de construção do conhecimento.
- 1º capítulo: Entendendo o que é dança
Definição de dança retirada do dicionário aurélio e do dicionário Houaiss: a dança pode ser uma atividade que vem contribuir para o desenvolvimento social e afetivo do indivíduo. A Dança está normalmente ligada a idéia de expressão. Expressividade é a manifestaçãodos sentimentos, aquilo que indica os tipos de sensações transmitidas pelos movimentos do corpo no espaço.
- 2º capítulo: Dança e linguagem
Reflexões sobre dança-educação; dança como instrumento de expressão e de entendimento do mundo; A compreensão de o corpo pode ser instrumento transformador da realidade, apartir da experiência contida no ato de dançar.
- 3º capítulo: Trabalhando a dança na escola: idéias e reflexões. Sub-capítulo: As contribuições do ensino da dança nas escolas
Novas formas de utilizar a dança, valorizando seu papel como instrumento cognitivo; Interação corpo-mente.
- Considerações finais. Sub-tópico: Conclusão
A dança apresenta oportunidades como o auto-conhecimento, o conhecimento do outro e do ambiente. Entendimento da dança como conhecimento múltiplo. Faz-se necessário um novo olhar sobre a Dança. Sua prática deve ocorrer dentro de uma proposta contextualizada. Necessidade de uma educação integral.
Obs.: 50 páginas, 40 referências bibliográficas.
segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Capa com o tema - Currículo de Pedagogia em questão: Realidade e perspectivas, Folha de rosto, Dedicatória, Agradecimentos, Mensagem, sumário, lista de tabela de dados, Resumo, Abstract, Introdução. Em seguida vem o subtema denominado como - Currículo: definições, concepções e fundamentos legais. Logo depois segue-se os ítens e subitens, as considerações finais, bibliografia e anexos. Para que fique mais detalhada colocarei parte do sumário o qual ficou da seguinte forma:
Sumário
Resumo
Abstract
Introdução
(Fundamentação teórica) - Currículo: definições e fundamentos legais
2.1 Concepção tradicional
2.2 Concepção crítica
2.3 Concepção Pós-crítica
2. Conssiderações sobre o currículo do curso pedagogia da UESB
3. Como os graduandos vêm o Curso de Pedagogia
3.1 Quanto às Disciplinas
3.2 Quanto à relação do curso com suas expectativas
Bliografia
Anexos
Bem gente, isso é tudo, a aluna tirou dez neste trabalho.
Estrutura da monografia
1- Capa: símbolo da instituição, nome da instituição, nome da faculdade. Nome do colegiado, nome da aluna, tema da monografia,cidade,dia e mês no rodapé.
2- Capa de rosto: nome da aluna, nome da orientadora, tema da monografia, apresentação da monografia a instituição.
3- Folha apresentando a banca examinadora: contendo o tema da monografia, nome da aluna, nome do orientador e nome dos professores que compõe a banca.
4- Apresentação
5- Sumário
Texto:
1- Introdução: introduziu o tema, justificou, comentou sobre a metodologia da pesquisa e a partir do processo metodológico estruturou a monografia.
2- Desenvolvimento: 2 capítulos
Primeiro capítulo: Sexualidade na infância
1.1- Características e manifestações
1.2- A sexualidade da criança na percepção dos educadores
Segundo capítulo: Educação sexual na escola
2.1- Escola- espaço importante de educação sexual
2.2-A Educação Sexual na LDB e nos parâmetros curriculares nacionais
2.3- Ações Pedagógicas de Educação Sexual para crianças de 9 a 10 anos
3- Considerações finais
Pós- texto
1- Referências
2- Apêndices
A Importância da Presença do Pedagogo nas Universidades Corporativas
A presente monografia tem como foco, problematizar a disputa entre Pedagogos e Psicólogos por uma vaga no setor de Recursos Humanos de empresas públicas ou privadas. A pergunta é: Quem estará mais qualificado para assumir tal função e porque a maioria das empresas ainda permanecem na escolha por um Psicólogo?
O autor argumenta em seu trabalho que o setor de Recursos Humanos acompanhando os avanços tecnológicos e a criação das Universidades Corporativas, deverá doravante investir no capital intelectual e capacitar pessoas, criando condições para que as mesmas utilizem suas habilidades com eficácia, e a presença de Pedagogo em seus quadros é mais adequado para o presente momento já que o mesmo é possuidor de conhecimentos e específicas para esta função.
Para justificar o seu argumento, Nogueira traça o perfil histórico do setor de Recursos Humanos demonstrando como eram feitos os treinamentos (que eram impessoais e caros), até o modelo da moderna Gestão de Pessoas.
Demonstra dessa forma que o Planejamento é tarefa de Pedagogo pois este utiliza-se de metodologias como a Pedagogia de Projetos e usa os Projetos Educacionais com objetivos de ajudar a prever e antecipar fatos e situações, e, dessa forma, ajuda as empresas tomarem decisões com eficiência e eficácia.
Segundo Nogueira o Pedagogo planejará cursos e treinamentos inseridos em um Projeto de Aprendizagem que busque o aprimoramento organizacional, e acima de tudo, desenvolva pessoas tornando-as mais eficientes naquilo que fazem.
O autor argumenta que a educação vem da capacidade que o indivíduo tem para assimilar, usar e gerar informações, demonstrando dessa forma o amplo campo Pedagógico que a Pedagogia Empresarial oferece neste momento.
Como foi constatado acima, percebe-se que as empresas deverão incluir em suas Universidades Corporativas profissionais Pedagogos já que estes gerenciam conhecimento que é de vital importância para a sobrevivência das organizações.
Palavras-chave: Pedagogo; Universidade Corporativa; Gestão de Pessoas; Pedagogia Empresarial
REGINA GOMES PASSOS – 8º SEMESTRE
domingo, 7 de setembro de 2008
Estrutura da monografia
Pré-texto:
a) Capa
b) Folha de rosto
c) Folha de aprovação
d) Dedicatória (opcional)
e) Folha de agradecimento (opcional)
f) Lista de ilustração, quadro e tabelas (quando houver)
g) Resumo
h) Sumário
Texto
a) Introdução
b)Desenvolvimento: capítulos
c) Análise dos resultados ( em trabalhos empíricos)
d) Considerações Finais e/ou recomendações
Pós- texto
a) Referências
b)Apêndices e/ou anexos
Exemplo de uma monografia
TEMA : A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MERO PASSATEMPO OU MOMENTO DE APRENDIZAGEM?
A MONOGRAFIA DE FLORACI FOI ESTRUTURADA DA SEGUINTE FORMA:
1- CAPA ( SÍMBOLO DA INSTITUIÇÃO, NOME DA INSTITUIÇÃO, NOME DA FACULDADE, NOME DO COLEGIADO,NOME DA FORMANDA, TEMA DA MONOGRAFIA, CIDADE, ESTADO, MÊS E ANO NO RODAPÉ)
2- FOLHA DE ROSTO (NOME DA FORMANDA, TEMA DA MONOGRAFIA, APRESENTAÇÃO DA MONOGRAFIA A INSTITUIÇÃO, CIDADE, ESTADO, MÊS E ANO NO RODAPÉ)
3- FOLHA APRESENTANDO A BANCA EXAMINADORA ( NOME DA FORMANDA, TEMA, APRESENTAÇÃO PARA A BANCA, TRÊS LINHAS COM OS EXAMINADORES DESCRITOS ABAIXO DAS LINHAS)
4- FOLHA COM DEDICATÓRIA AOS IRMÃOS, PARENTES E AMIGOS
5- FOLHA COM AGRADECIMENTOS AOS PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, AMIGOS E COLEGAS
6- FOLHA COM UMA POESIA DE ANA ROSA
7- FOLHA COM RESUMO:
Esta monografia busca questionar o uso da literatura infantil na sala de aula como mero passatempo ou momento de aprendizagem. Como intuito de responder esse questionamento foi realizada uma investigação numa instituição pública das séries iniciais, com um olhar crítico e perspicaz sobre os usos que o docente faz da literatura contribuiu, portanto para não só rever sua prática, como para ressignificar o seu lugar de mediador de leituras.
Palavras chaves: Literatura-Leitura-Escola.
8- FOLHA COM SÚMARIO:
1. ASPECTOS HISTÓRICOS DA LITERATURA INFANTIL
1.1 PRIMÓRDIOS DA LITERATURA INFANTIL
1.2 A LITERATURA INFANTIL NO BRASIL
1.3 A IMPORTÂNCIA DOS AUTORES NACIONAIS PARA A LITERATURA INFANTIL
2. A LITERATURA INFANTIL NA PRÉ-ESCOLA
2.1 LITERATURA INFANTIL ALÉM DOS CONTOS DE FADAS : CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
2.2 LITERATURA INFANTIL NA ÓTICA DOS PCN'S
3. O CENÁRIO DE UMA REALIDADE
3.1 EDUCAÇÃO INFANTIL E A LITERATURA PARA CRIANÇAS - UMA VISÃO DO QUE OCORRE NA CRECHE CECY ANDRADE
4. CONSIERAÇÕES FIANAIS
REFERÊNCIAS
ANEXO: ENTREVISTA REALIZADA COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
NA INTRODUÇÃO A FORMANDA JUSTIFCOU A REALIZAÇÃO DO TRABALHO E DEPOIS DETALHOU CAPITULO POR CAPITULO.
A MONOGRAFIA É COMPOSTA POR 34 PÁGINAS.
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
Relatório sobre a aula de Orientação Monográfica - Terça 02 de setembro
Na terça-feira 02/09 os alunos da disciplina EDC 302, turma 01, se reuniram para socializar os conhecimentos.
A aula foi dividida em dois momentos. No primeiro o aluno Marcos finalizou a dinâmica da bengala. Ele relatou as especulações feitas
pelos colegas e depois desvendou o mistério contando a história da bengala. Trata-se de uma bengala muito antiga que pertence
atualmente a uma comunidade de jesuítas idosos. A bengala pertenceu inicialmente a um padre jesuíta alemão e era um símbolo de
status. Atualmente é utilizada como auxilio a locomoção e para servir a esse fim foi anexada uma borracha como calço para evitar
derrapagens. Pertencerá um dia a Marcos porque ele objetiva morar nessa comunidade ao final de sua carreira eclesiástica.
Num segundo momento a turma se dividiu em dois grupos onde socializamos nossos entendimentos sobre os relatos contidos no livro
" O Cão dos Baskervilles". Para quem está lendo o livro e se bateu com algumas palavras desconhecidas ai vai o significado de duas
delas.
Aléia: Caminho ladeado por árvores.
Charneca: Vegetação rasteira.
Saudações a todos!
Carolina Cardoso Barbosa
Aula do dia 03/09/08
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo,
qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim"
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Monografia - estrutura
A monografia que eu pesquisei:
Título: TABULEIRO DIGITAL: VIVÊNCIAS, DINÃMICAS E TENSÕES. UM ESTUDO DE CASO.
Autora: Joseilda Sampaio
Orientadora: Maria Helena Silveira Bonilla
Elementos pré-textuais
Capa
Folha de rosto
Termo de aprovação
Dedicatória - opcional
Agradecimentos - opcional
Resumo
Lista de figuras
Sumário
Elementos textuais
Introdução - contém a contextualização da pesquisa, justificativa, objetivos, questões norteadoras, metodologia e apresentação da estrutura dos capítulos.
Exclusão/inclusão:elementos para uma discussão e Caminho percorrido: a inserção das TIC na FACED - ambos os capítulos compõem a fundamentação teórica. No primeiro, é apresentada a temática da chamada inlusão digital, no segundo é delineado o caminhar da FACED nessa discussão, os projetos e a apresentação do Projeto Tabuleiro Digital.
Estudo de caso: o que é que o Tabuleiro Digital tem! - é apresentada a dinâmica do projeto. Neste capítulo também são apresentados e discutidos os resultados da pesquisa.
Amarrando outros nós - capítulo das considerações finais.
Elementos pós-textuais:
Referências
Apêndices - diferente de anexos