Dados da monografia pesquisada
Título da monografia: A inclusão da criança com Síndrome de Down na classe regular.
Autora: Márcia de Almeida Cunha
Local: Faculdade de Educação - UFBA
Ano: 2007
Orientadora: Theresinha Guimarães Miranda
Banca examinadora: Alessandra Santana S. Barros; Profª Nídia Regina L. de Sá e a própria orientadora.
Questões e análise da monografia
Questão 1
Defina os seus objetivos a partir de uma descrição detalhada de alguma situação inicial ou situações problemas concretas (empíricas) que poderá evidenciar a eclosão da proposta presente, caracterizando a dimensão lacunar, ponto de partida (perspectiva da deficiência estética e ética) que configura o olhar problematizante e promove uma pesquisa, uma procura.
Os objetivos da monografia analisada foram os seguintes:
. Discutir os fundamentos políticos pedagógicos da inclusão da criança com Síndrome de Down na classe regular;
. Analisar a situação da criança com Síndrome de Down na classe regular.
Esses objetivos são dados a partir de uma situação que envolve questões da inclusão das pessoas com Síndrome de Down nas classes regulares e como essa pessoa interage com os demais.
. A autora mostra que a escolha do tema foi de cunho pessoal, pois tem uma irmã com Síndrome de Down, que era tratada de forma “pejorativa” pelos que a rodeavam como “tola”, “mongolóide”. Uso a palavra pejorativa, pois esses termos foram (e hoje os que não têm conhecimento sobre o assunto ainda faz uso) para se referir as pessoas com Síndrome de Down. Justifica também dizendo que mesmo sabendo escrever e ler sua irmã sofria rejeição por parte das escolas regulares.
.A pesquisa configurou-se num olhar problematizante buscando analisar os benefícios da inclusão de uma criança com Síndrome de Down nas classes regulares para o processo educacional
A eclosão da proposta presente da dimensão lacunar foi em analisar quais os benefícios que a inclusão traz para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças com Síndrome de Down.
Questão 2
Especifique quais as possíveis modificações, efeitos e transformações pragmáticas (fatuais), cognitivas (mental ou percepções) e doênticas (dever ser) desejadas inicialmente e articule as mesmas, justificando as suas opções metodológicas e os procedimentos propostos.
A monografia analisada foi dividida em cinco capítulos que faz a introdução do tema; aborda descritivamente a Síndrome de Down; mostra o que assegura as leis para as pessoas com deficiência; apresenta relato de uma experiência de inclusão e as considerações finais.
A mesma apresenta pontos importantes que possibilita analisar de forma coerente o processo de inclusão durante o longo dos anos, porém modificaria na monografia pesquisada o fato da autora dedicar um único capítulo para falar da experiência vivenciada (que ao meu ponto de vista foi curto para falar de algo tão importante como inclusão), que foi analisada superficialmente e em um único estudo de caso.
É preciso pensar na inclusão das pessoas com síndrome de Down (cito apenas essa deficiência devido ser o foto da monografia) nas classes regulares não apenas em colocá-las nas salas com crianças “normais”, mas em pensar em projetos que propicie o aprendizado desses indivíduos, para que possam ser inseridos com dignidade na sociedade como um todo.
Questão 3
Indique formas possíveis de identificar o que poderá ser atingido e assim o que poderá saber o que poderemos ter alcançado pragmaticamente, cognitivamente ou doenticamente e qual o momento de dar um término de nossa monografia.
A experiência relatada pela autora, em minha opinião, foi muito curta, pois falar de algo que envolve o rompimento de barreiras é bastante delicado, principalmente em se tratar a Síndrome de Down devido essa deficiência acarretar deficiência intelectual.
O momento ideal de dá término a monografia seria com a resposta mais detalhada da pergunta: “Quais os benefícios que a inclusão traz para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças com Síndrome de Down?” Ressalto que a autora respondeu a pergunta sim, mas não houve maior interação no que se refere à aprendizagem das crianças com síndrome de Down. Deduzo que talvez a autora não tenha conseguido enfatizar mais essa questão, por falta de oportunidade (abertura de algumas escolas que fecharam as portas para a pesquisadora) para realização de seu trabalho.
Questão 4
Resuma brevemente qual é a sua tese, hipótese, mesmo de forma provisória e defenda a sua proposta como inédita, inovadora, original, importante.
Durante muito tempo pessoas com algum tipo de deficiência era excluída da sociedade de forma absurda, basta ver no filme “O corcunda de Notre Dame” que vemos como essas pessoas eram segregadas.
Muitos movimentos foram surgindo como o passar do tempo com o intuito de colocar essas pessoas (que eram consideradas como aberração, maldição) na sociedade. Com isso, surgiu o movimento de integração e hoje a sociedade movimenta-se no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais, não apenas nas escolas, mas também no mercado de trabalho.
Interesso-me pelo assunto ligado a deficiência, em especial a Síndrome de Down, por ter um primo com essa síndrome (por isso me identifiquei bastante com a monografia pesquisada). Porém pretendo analisar mais a aquisição da escrita e da leitura das pessoas com Síndrome de Down, devido a observar que se fala muito em inclusão desse grupo, mas pouco se fala realmente em trabalhar precisamente a leitura e escrita para que esses sejam incluídos no mercado de trabalho (o que pouco vejo na realidade). Pretendo realizar pesquisa empírica, que possibilite uma analise mais aprofundada do assunto em questão.
Sendo assim, o título da minha monografia será: A aquisição da leitura e da escrita das pessoas com Síndrome de Down no processo de inclusão social. Considero tal pesquisa no campo da graduação importante, pois se fala muito de inclusão, mas pouco ressalta a importância de aprender a ler e escrever para os deficientes intelectuais no processo de inclusão justa e igualitária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário