Só Templates

Créditos



Layout by



segunda-feira, 17 de novembro de 2008

critérios da monografia

1º Descreva os seus objetivos a partir de uma descrição detalhada de alguma situação inicial ou situações problemas concretas, empíricas, que poderão evidenciar a eclosão da proposta presente, caracterizando a “dimensão lacunar”, ponto de partida (perspectiva da deficiência estética e ética) que configura o olhar problematizante e promove uma pesquisa, uma procura.

A monografia tem por objetivo analisar e avaliar o que tem sido possibilitado aos educadores, especificamente os de educação básica, em termos de formação para o uso das mídias em suas práticas pedagógicas. Uma vez que, o crescente uso das tecnologias na sociedade, tem apontado a necessidade de a educação se modernizar e tornar-se capaz de inserir o sujeito nesse meio social, preparando-o para o domínio das linguagens destes recursos.


2º Especifique quais as possíveis modificações, efeitos, transformações pragmáticas (fatuais), cognitivas (metal, percepção), deônticas (“deve ser”) desejadas inicialmente e articule as mesmas, justificando as suas opções metodológicas e os procedimentos propostos.

Com a sociedade cada vez mais informatizada, tem aumentado a complexidade das funções que a educação vem assumindo. Uma destas funções é tornar o uso das mídias na prática pedagógica uma realidade, já que é sabido o poder de influência que estas (as mídias) têm sobre a formação das crianças e dos adolescentes. Mas, apesar das veementes defesas em prol das novas tecnologias na educação, e da sua crescente difusão sociedade, a realidade se apresenta de maneira bem diferente da idealizada, com altos índices de professores avessos à inserção das mídias em suas aulas ou as usando de forma indiscriminada. Muitos o fazem por não perceberem a utilidade destas tecnologias em suas práticas, e concebê-las como destrutivas e subversivas. Estas e outras concepções distorcidas e preconceituosas refletem a carência de informação e de preparação destes profissionais, que desatualizados e excluídos do processo de modernização, ficam impossibilitados de mediarem esta possível relação entre a mídia e os alunos, e de agregarem às suas aulas novas e potentes ferramentas pedagógicas.


3º Indique formas possíveis de identificar o que poderá ser atingido, e assim o que poderá ser alcançado pragmaticamente, cognitivamente ou deônticamente. Qual o momento de dar um término em nossa monografia.

A monografia terá alcançado sua finalidade quando incitar uma reflexão acerca das necessidades existentes para se efetivar uma relação entre mídia e educação. A necessidade de não apenas se estabelecer esta relação, mas de se pensar em como o fazer. Pensar em como preparar os educadores, para o uso responsável, crítico e reflexivo das mídias em suas práticas pedagógicas. Dando a estes, o suporte necessário para um total aproveitamento das contribuições oferecidas pelas novas tecnologias, se valendo, principalmente, na grande aceitação que as mesmas têm entre o alunado e na sua “otimização” dos processos de veiculação e produção de conhecimentos.

Um comentário:

Sidnéia disse...

Olá pessoal da Turma-01!

Na aula do dia 18/11/2008(terça-feira) tivemos 7 apresentações, são com os seguintes temas:
1.Rosângela - INCLUSÃO DA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA E NO MERCADO DE TRABALHO;
2.Caroline - DISLEXIA;
3.Léa Rafaela - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS;
4.Sandra - IDOSOS;
5.Gilda- ARTE E EDUCAÇÃO;
6. Luane – LUDICIDADE;
7. Sidnéia – EDUCAÇÃO E AUTONOMIA.

Na próxima aula dia 25/11, todos deverão levar a versão impressa do trabalho,já com as alterações mediante sugestões feitas em sala, para que o professor analise e dê nota. No dia 02/12 apenas os que ficaram com alguma pendência deverão comparecer à aula, contudo é bom confirmar esta informação com Miguel.

Peço desculpas por não estarem tão completas as informações, mas o meu bloco de anotações onde continha o registro da aula, emprestei e até então não me devolveram.

Sem mais!

Sidnéia Simões