1º Descreva os seus objetivos a partir de uma descrição detalhada de alguma situação inicial ou situações problemas concretas, empíricas, que poderão evidenciar a eclosão da proposta presente, caracterizando a “dimensão lacunar”, ponto de partida (perspectiva da deficiência estética e ética) que configura o olhar problematizante e promove uma pesquisa, uma procura.
A monografia tem como objetivos analisar como a mídia influencia no imaginário infantil, e no desenvolvimento sócio-cultural das crianças na sociedade contemporânea, visto que as mídias exercem um verdadeiro fascínio e é bastante utilizada por este público específico. E refletir de que forma ela pode ser utilizada como instrumento de trabalho no ambiente escolar, pois, embora o uso das tecnologias seja uma realidade na vida da sociedade moderna, muitas escolas e professores, ainda, apresentam resistência no uso destes recursos em suas aulas.
2º Especifique quais as possíveis modificações, efeitos, transformações pragmáticas (fatuais), cognitivas (metal, percepção), deônticas (“deve ser”) desejadas inicialmente e articule as mesmas, justificando as suas opções metodológicas e os procedimentos propostos.
A monografia propõe aos educadores uma reflexão sobre a verdadeira função e o valor da mídia na educação da sociedade em geral e das crianças em específico. Pois, foi percebido que concepções distorcidas sobre as mídias tais como a de que a criança age apenas passivamente em sua relação com as mídias (especialmente a TV), que a TV incita a violência, que as mídias deseducam e são desnecessárias na prática docente, ainda são constantes entre muitos educadores o tem afastado a possibilidade de agregar mais uma ferramenta potente à prática educativa. Sendo necessário que o educador abandone a postura defensiva de repúdio ao uso das mídias em sua prática docente, e tente incorporar esse recurso em sala de aula, percebendo que sua utilização é importante na atualização de informações que poderão ser discutidas, questionada e contextualizadas com os alunos, ampliando o conhecimento dos mesmos sobre a história do seu povo e de outros povos e lhes ensinando a lidar com a diversidade e a pluralidade.
3º Indique formas possíveis de identificar o que poderá ser atingido, e assim o que poderá ser alcançado pragmaticamente, cognitivamente ou deônticamente. Qual o momento de dar um término em nossa monografia.
A monografia sugere um repensar aos educadores sobre suas concepções acerca das influência das mídias na educação das crianças, especialmente no espaço escolar. Para que estes percebam que sua utilização quando feita de maneira responsável, crítica e reflexiva poderá diminuir as fronteiras entre os homens e enriquecer-los pessoal e culturalmente.
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário