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segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Projeto de Monografia


Tema: A formação do professor para o uso das mídias em sua prática pedagógica


Introdução

O uso das mídias nas escolas é um tema bastante defendido e indicado por autores e pesquisadores da área e por alguns documentos oficiais que regem a educação brasileira. Diante dos constantes avanços tecnológicos e da crescente difusão das mídias na sociedade, não cabe mais a escola manter-se fora deste processo de modernização, tendo a mesma que adaptar-se às novas tecnologias existentes e aproveitar o potencial que as mesmas apresentam enquanto possíveis ferramentas pedagógicas. Entretanto, a falta de orientação e de suporte aos professores, que seriam os agentes principais deste processo de transformação, faz com que a educação não acompanhe estas mudanças do atual panorama mundial, e se apresente em defasagem se comparado a outros segmentos.
A emergência de uma nova sociedade pós-moderna exige respostas imediatas que a educação não tem conseguido dar. Despreparo, insegurança, concepções distorcidas, alto grau de conservadorismo, ou muitas vezes o próprio desconhecimento são algumas das razões que levam os professores a se omitirem no processo de transformação educacional. Muitas críticas são feitas às condutas destes profissionais, muitas imposições, também. Mas será que tem se buscado saber quais as causas destas condutas? Como resolver os impasses existentes? Será que se tem dado voz ao professor, para que o mesmo apresente as suas angústias e dificuldades? Estas e muitas outras perguntas incitam a pesquisa a ser feita, que busca discutir a importância de oferecer aos professores uma formação para o uso das mídias em suas aulas, que lhes proporcione conhecer as funções, as potencialidades, o funcionamento destes recursos, e lhes prepare para atuar ativa, crítica e reflexivamente sobre os mesmos, indo além das aprendizagens técnicas e inserindo-os efetivamente no processo.


Objetivos

Objetivo geral: Discutir sobre a importância de se promover uma formação ao professor, especificamente o da educação básica, para a integração das mídias à sua prática pedagógica.

Objetivos específicos:

Ÿ Analisar como tem se estabelecido a relação dos professores com as mídias em suas práticas docentes

Ÿ Perceber como a mediação dos professores no uso das mídias por seus alunos poderia torná-los usuários críticos e conscientes destas tecnologias

Ÿ Identificar qual(is) orientação(ões) tem sido ofertada(s) aos professores no sentido de prepará-los para atuarem como mediadores da relação alunos-mídias.


Justificativa

Com as constantes mudanças que vêm ocorrendo nas sociedades, muitas têm sido as exigências de transformação postas à Educação. A fim de atender às demandas
do mundo moderno, a mesma têm assumido funções mais complexas, dentre as quais está a implementação das novas tecnologias no contexto escolar para que seja possibilitado aos educandos o domínio destes recursos.
Nesta perspectiva os professores se tornam os principais responsáveis por efetivar estas mudanças no espaço escolar. Entretanto, uma grande parcela dos docentes que atuam na educação básica se quer têm contato direto com muitas destas tecnologias, menos ainda preparo e segurança para atuarem como mediadores neste processo.
A cobrança demasiada à escola, principalmente aos professores para o adequamento aos avanços tecnológicos, sem lhes dar uma formação prévia ou mesmo um suporte, incita a proposta da monografia, que busca compreender, também porque muitos destes professores são resistentes ou avessos ao uso das mídias em suas aulas. Esta postura vem sendo relatada e criticada por alguns autores, entretanto raramente se busca compreender a(s) causa(s) da mesma.


Referencial teórico

Oferecer aos professores uma formação adequada ao uso das mídias em suas práticas pedagógicas é uma questão a ser repensada no cenário educacional brasileiro, visto que são poucas as iniciativas existentes nesta área. Como observa Zanchetta(2007) no que tange à formação de professores, a preparação para lidar com a mídia é ainda objeto de ensaio. Entre as tendências pedagógicas em evidência nos cursos de licenciatura, não existe espaço definido para lidar com os meios de comunicação. O autor relata a realidade dos professores graduados, mas quando se trata de professores com a formação do magistério (nível médio) a situação é ainda mais preocupante, onde muitos se quer conhecem ou mal sabem fazer uso dos recursos midiáticos.
Como os professores podem atuar como mediadores da relação de seus alunos com as mídias se estes não estiverem inseridos no processo de inclusão digital? Neste sentido, reflete Zanchetta(2007):

A sugestão de que o professor deve atuar como mediador na alfabetização midiática do aluno parece consensual, mas se sustenta num pressuposto questionável: o docente dominaria os instrumentos e características do universo midiático ou poderia vir a tê-los com seu esforço individual. Além de receber rara orientação no período de formação primeira, sua experiência com a mídia é mais desprezada do que a do aluno, ainda que ela possa ser determinante para a construção do universo representacional, inclusive ligado ao trabalho pedagógico.

Muitas vezes os próprios alunos apresentam maiores habilidades e mais intimidade com as mídias do que os professores, demonstrando estarem mais suscetíveis às inovações propostas. Fullan e Stigelbauer e Garcia (apud Candeias, 1998) defendem a necessidade de um processo de formação em direção a uma maior flexibilidade para o desenvolvimento dessas inovações de maneira que o professor tenha papel ativo em todo o processo.
A necessidade de inserir o professor no processo de transformações perpassa a questão de que as mudanças chegam aos nossos alunos por outras vias, e que os mesmos exigirão de nós (professores) informações mais mediatizadas. É importante nos atentarmos que: “Talvez sejamos ainda os mesmos educadores, mas certamente nossos alunos já não são os mesmos, “estão em outra” (BABIN, 1989), são outros, têm uma relação diferente com a escola” (BELLONI, 2005, p. 27).
Pensar a formação o professor para mediar a relação mídia-educação vai além de tratar as questões puramente técnicas, uma vez que se deve contemplar as finalidade sociais da escola. Ou seja, o professor ajudaria os seus alunos tanto a manipularem estas máquinas, como selecionarem, filtrarem e criticarem as mensagens veiculadas por elas.


Problema

Formulação do problema: De que forma a relação dos professores com as mídias em suas práticas pedagógicas reflete nas transformações tecnológicas educacionais?


Metodologia

A monografia será construída a partir de pesquisa bibliográfica, onde serão coletadas e analisadas as contribuições dadas pelos principais autores que discutem o tema, a fim de se obter base e sustentamento para desenvolvê-lo e buscar compreender a questão colocada na pesquisa.







REFERÊNCIAS


BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. – (Coleção polêmicas do nosso tempo; 78)

CANDEIAS, C.N.B. Significado do trabalho e as novas tecnologias: uma visão a partir do trabalho docente. 1998. 120 f. Dissertação(Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1998.

jr., Juvenal Zanchetta. Estudos sobre recepção midiática e educação no Brasil. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400010&lng=pt&nrm=iso. Publicado em dezembro de 2007. Acesso em 30. nov. 2008.

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